FORTE 2008, da FEBRATEL, discutiu "liderança empresarial do Brasil e os BRICS"
A FEBRATEL – Federação Brasileira de Telecomunicações – promoveu em 18.08.08, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, a edição 2008 do FORTE – Fórum de Relações do Trabalho em Telecomunicações. A sigla BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China – traduz o coletivo de países emergentes que disputam lugar no privilegiado clube do Primeiro Mundo. A liderança empresarial, sua formação e a dinâmica política são importantes fatores nessa disputa.
Fiel à denominação de fórum, o FORTE 2008 – a quarta edição do evento anual – contou com um time seleto de palestrantes e debatedores, cujos currículos diversificados foram a garantia de um evento dinâmico e participativo.
O evento, de um dia pleno, foi estruturado em torno de dois grandes Painéis de Debates. A parte da manhã, dedicado à formação das lideranças empresariais que o País precisa para competir na arena internacional dos BRICS. Foi ainda analisada a formação universitária no Brasil sob a ótica da entrega do formando às empresas; como elas treinam e reciclam seus talentos; que tipo de lideranças empresariais são necessárias; e como podem ser formadas.
A parte da tarde se iniciou com duas apresentações no mundo das idéias. José Nivaldo Cordeiro tratou da obra do pensador espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955). Já Martins Vasques da Cunha falou sobre o pensamento de Eric Voegelin (1901-1985), cientista político e sociólogo alemão que ficou exilado nos EUA na época do nazismo. Seguiram-se debates sobre a importância prática da compreensão desses princípios, em perspectiva histórica, para a ação das lideranças empresariais no Brasil, dentro do novo contexto internacional dos BRICS.
Palestrantes e debatedores
Cicero Domingos Penha, diretor da FEBRATEL, é bacharel em Direito pela UFU (MG), com extensão pela State University (NY). Diretor Corporativo de Talentos Humanos do Grupo Algar.
Gustavo Leipnitz Ene é empresário, sócio e diretor da LIDE Sul (grupo de líderes empresariais do Sul). Diretor da Federasul (comércio e serviços do RS).
João Lins é sócio da PriceWaterHous&Coopers na área de RH, organização e planejamento empresarial. Mestre em Administração pela Eaesp da FGV/SP, onde leciona.
José Nivaldo Cordeiro é mestre e administrador de empresas pela FGV/SP. Articulista, defende que o papel do Estado deve se cingir à manutenção da ordem pública.
Magnus Ribas Apostólico é superintendente de Relações do Trabalho e coordenador da Comissão de Negociações da Fenaban – Federação Nacional dos Bancos.
Marcelo Marques é engenheiro pelo Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações –, com pós-graduação pela Unicamp. É diretor do Inatel Competence Center.
Martins Vasques da Cunha é jornalista e escritor. Coordena o Departamento de Humanidades do Instituto Internacionais de Ciências Sociais.
Odemiro Fonseca é administrador pela FGV/SP e MBA pela Wharton School. É co-fundador do Viena Rio Restaurantes. Ex-presidente do Instituto Liberal de Análise de Políticas Públicas.
Sílvio Genesini é presidente da Oracle do Brasil. Trinta e dois anos na área de Tecnologia da Informação. É engenheiro de Produção pela USP.
Ubiratan Iorio é doutor em Economia pela FGV. Preside o Cieep – Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista. Dirige a Iorio Treinamento e Consultoria.